Por que cães apresentam reatividade quando estão presos na guia durante o passeio e o que fazer
- Vinicius Santana
- 17 de mar.
- 2 min de leitura
O que é Reatividade?
A reatividade basicamente é uma reação exagerada a algum estímulo, podendo ter como gatilho outros animais, pessoas, barulhos, veículos, objetos, cheiros e etc.
Geralmente a reatividade aparece com alguns comportamentos como agressividade, latidos, fuga, ataques e investidas, choro, e puxões na guia.
Sobre a reatividade na guia
Muitos cães apresentam comportamentos reativos somente durante o passeio quando estão presos a guia, e isso acontece pois nessa situação eles perdem algo essencial, o poder da escolha, sentindo como se não tivessem rota de fuga ou não conseguindo chegar onde querem, e dessa forma, basta um gatilho para o comportamento excessivo aparecer.

Possíveis causas de comportamentos reativos
Sentir medo, dor, desconforto, frustração, euforia e ansiedade são as principais causas reatividade, e sabendo disso, já dá para perceber que obediência não chega nem perto de ser a solução para este problema.
Entendendo a causa, é hora de descobrir a função deste comportamento, se o cão está querendo afastar o gatilho, buscar um lugar seguro, interagir com outra pessoa/animal, se aliviar de uma frustração e etc.
Como trabalhar a reatividade
É muito importante ensinar ao cão como se comunicar da melhor maneira possível para resolver conflitos.

Para isso, antes de tudo é essencial suprir as necessidades básicas do cão, garantindo que a saúde esteja em dia, livre de dor, que esteja bem alimentado e com uma rotina equilibrada.
Com essas necessidades em dia, chegou a hora de trabalhar treinos de comunicação básica, dessensibilização sistemática, autocontrole, foco e relaxamento para criar uma base de comportamentos e conseguir expor o cão de forma gradual aos gatilhos da reatividade, sem necessidade nenhuma de correções ou uso de desconforto físico para suprimir comportamentos, apenas ensinando o cão que desengajar do gatilho é a melhor opção, depois, respeitando seu limiar de desconforto, é hora de expor mais o cão e começar a trabalhar o aumento da tolerância e a diminuição da distância dos gatilhos até que chegar perto de outros animais, pessoas, veículos ou objetos não sejam mais um problema!
O que fazer enquanto você ainda não contratou um adestrador

Enquanto você ainda não começou a treinar o seu cão, é muito importante evitar ao máximo expor ele em situações desafiadoras que ainda não está pronto para lidar, mantendo distância e evitando os gatilhos da reatividade, reforçando o seu vínculo com brincadeiras, truques e atividades prazeirosas, além de estimular o relaxamento em diversas situações.
Também é muito importante aprender sobre a linguagem e comunicação canina, pois isso fará toda diferença para você ajudá-lo a lidar da melhor maneira possível com uma situação desafiadora e evitar os gatilhos da reatividade. Fazer um detox após situações estressantes aumentando atividades de Enriquecimento Ambiental e com passeios de descompressão (passeio em que o cão pode expor seus comportamentos naturais de forma mais livre), é essencial para que seu cachorro possa ficar o mais relaxado possível e não piorar os comportamentos reativos.



Parabéns pelo seu trabalho, muito bom encontrar adestradores como você, que preza pelo bem estar do meu dog e por ajudar estreitar e fortalecer o vínculo com ele! Você é show :)